Sunday, September 17, 2006

Atenas - A História em Pedra




É estranho para quem estuda História de Arte visitar os locais que estudou, os quadros que teve de ver, os artistas sobre os quais teve de aprender, nunca esperando um dia ver essas obras ao vivo.
Ir até à Acrópole foi uma experiência estranha, mas muito boa, e a sensação de reconhecer os monumentos, o Parténon, o templo das Cariátides, os frisos do frontão do Parténon, as estátuas, é esfusiante. A máquina ftográfica pronta para a foto para registar que de facto, estive lá.

Uma ida à Acrópole, para quem vai a Atenas pela primeira vez é obrigatória e o local não deixa de ser admirável. O planalto é seco e só vemos pedras, mas sente-se a emoção. Para complementar a visita, não esquecer o Museu Arqueológico da Acrópole.




A nível de história e monumentos a visitar não há muito mais variação, mesmo assim podemos visitar a Antiga Ágora, o templo de Zeus ou o Arco de Adriano, e mais uns templos ou locais em ruínas.

O melhor sítio para ver Atenas do alto, para além da Acrópole é o monte Lycabettos. Só vale a pena se realmente quiserem tomar qualquer coisa no restaurante que lá existe, poque subir até lá por escadas, mais teleférico interior que ainda é caro, não compensa.
Atenas como cidade é grande e espaçosa, os edifícios utilizam muitos elementos arquitectónicos clássicos e dão-nos a sensação de monumentalidade e grandeza. Mas é uma cidade um pouco escura.
Existem áreas de avenidas grandes e outras áreas mais fechadas e mais típicas como o bairro da Plaka, cheio de lojinhas de souvenirs e restaurantes.
Gostei de Atenas, de visitar os seus vestígios históricos, mas a parte das ilhas é muito mais bonita e interessante. Um dia volto lá para ver o resto.


Saturday, September 09, 2006

Spinalonga - Creta



Em Creta existem muitos sítios interessantes para passar uma tarde. Um dos locais escolhidos foi Spinalonga, uma pequena ilha com muita história.
De Heraklion saimos de carro em direcção a Elounda, que parece uma mistura de pequena vila piscatória com grandes empreendimentos turísticos à volta. A sua localização num vale, permite ter vistas fantásticas na ida para lá.
As praias de Elounda são de um azul límpido e com o calor, dá mesmo vontade de dar um megulho. Em Elounda apanhámos o barco, para fazer um "mini-cruzeiro" até à ilha de Spinalonga.




Spinalonga foi no início da sua história um forte veneziano que servia para impedir a entrada dos Turcos no território. A parte da muralha ainda se mantêm dessa época. Mas os turcos, um dia, por volta do destino, lá conseguiram conquistar a Ilha, e em vez do forte veneziano, contruíram uma vila com um grande bairro otomano, do qual também restam vestígios.
Mais no início do séc. XX, decidiu-se mandar para lá uma colónia de leprosos, e eles lá ficaram no seu hospital, até a ilha ser abandonada por volta dos anos 50.
No final da visita, sobrou tempo para mergulhar nas águas límpídas e frescas de Spinalonga. Foi sem dúvida, uma tarde bem passada.