Saturday, September 09, 2006

Spinalonga - Creta



Em Creta existem muitos sítios interessantes para passar uma tarde. Um dos locais escolhidos foi Spinalonga, uma pequena ilha com muita história.
De Heraklion saimos de carro em direcção a Elounda, que parece uma mistura de pequena vila piscatória com grandes empreendimentos turísticos à volta. A sua localização num vale, permite ter vistas fantásticas na ida para lá.
As praias de Elounda são de um azul límpido e com o calor, dá mesmo vontade de dar um megulho. Em Elounda apanhámos o barco, para fazer um "mini-cruzeiro" até à ilha de Spinalonga.




Spinalonga foi no início da sua história um forte veneziano que servia para impedir a entrada dos Turcos no território. A parte da muralha ainda se mantêm dessa época. Mas os turcos, um dia, por volta do destino, lá conseguiram conquistar a Ilha, e em vez do forte veneziano, contruíram uma vila com um grande bairro otomano, do qual também restam vestígios.
Mais no início do séc. XX, decidiu-se mandar para lá uma colónia de leprosos, e eles lá ficaram no seu hospital, até a ilha ser abandonada por volta dos anos 50.
No final da visita, sobrou tempo para mergulhar nas águas límpídas e frescas de Spinalonga. Foi sem dúvida, uma tarde bem passada.



9 Comments:

At 12:45 PM, Anonymous Anonymous said...

spinalonga, e uma ilha espetacular, eu nunca la tive mas pelas fotos e pela ideia que tenho por ter lido um livro que com a sua estoria, de qdo avia uma colonia de leprosos, achei fascinante, uma coisa magnifica, vale a pena visita-la, qdo eu poder eu estarei la pra poder ver de perto algo tao fscinante... vale a pena. irina santos ( angola)

 
At 10:25 AM, Anonymous Anonymous said...

leia "A Ilha" de Victoria Hislop...vai reencontrar Spinalonga...

 
At 12:02 PM, Blogger marcelo said...

This comment has been removed by the author.

 
At 12:05 PM, Blogger marcelo said...

Li o livro de Victoria Hislop, "A Ilha" É realmente fantástico, dá vontade de conhecer Spinalonga com sua história, seus segredos e seus fantasmas. Marcelo (Belo Horizonte - BRASIL).

 
At 4:12 PM, Anonymous JuLia said...

Estou Lendo a Ilha De Victoria Hislop, POr isso a curiosidade sobre a ilha.
Realmente a ilha possui uma historia facinante, e ao mesmo tempo tragica. Espero um dia ter a oportunidade de ver com meus proprios olhos essa incrivel regiao da Grécia.

 
At 9:59 AM, Blogger João Paulo Simões said...

Comecei há pouco a ler a "Ilha" de Vitoria Hislop.
É um livro fantástico, sincero e comovente, que nos conta a história da comunidade leprosa, seu destino para aquela ilha.
Spinalónga deve ser uma ilha linda a avaliar pelas imagens.
Quem sabe um dia, um cruzeiro até lá!

 
At 6:10 PM, Blogger CDUMP said...

Bem parece que todos deram com este post por causo do livro hehe, e eu não sou um caso a parte :D estou ansioso por conhecer Creta! e não posso deixar de ir até Spinalónga

 
At 2:35 PM, Anonymous Anonymous said...

o Livro "A Ilha" realmente nos descreve Spinalonga muito bem...... é um livro magnifico... como diz uma critica... um romance de verão com alma.... lindo

 
At 8:03 AM, Blogger vlair said...

Sem duvida muito curiosa a historia,não li o livro.Estou de ferias em grecia,ontem estive em Spinalonga e fiquei curiosa pela historia,amanha vou a Santorini imagens conhecida atravez da novela belissima,mais sem duvida grecia é espetacular por sua historia e beleza,sem dizer da agua cristalina que me deixou encantada.Sem duvida vale a pena conhecer essa Ilha'beijos desde Grecia.(vlair-Brasil)

 

Post a Comment

<< Home