Saturday, August 26, 2006

Santorini - uma ilha de sonho




Foram poucas as ilhas visitadas na viagem, mas ir até Santorini é definitivamente uma obrigação para quem quer visitar as ilhas gregas. A ilha de Santorini desenvolve-se num crescente de terra à volta de ilha central, onde permanece o vulcão que há séculos atrás destruiu parte da ilha. Toda essa zona é denominada como "caldera" e podemos ver as cidades penduradas nos penhascos e as vistas mais conhecidas de Santorini, embora existam também na ilha, zonas mais planas e mais próximas do nível do mar.




A ideia foi sair de Creta de barco até Santorini e fazer uma excursão para visitar o máximo possível. Esquecemos o ferry que leva cerca de 5 horas e partimos a voar sobre as águas no "Flying Cat 4", um catamaran vivaço de cor vermelho e alusivo à Vodafone. Andar de catamaran não é para qualquer um. O Flying Cat era realmente maluco e levava-nos a voar e a vomitar as tripas ao mesmo tempo. A viagem para lá foi atribulada e metade das pessoas que iam disseram olá ao gregório, enquanto iam agonizando sentadas ou quase deitadas no chão. Felizmente consegui escapar-me à experiência apesar das minhas têndencias para o enjoo em transportes, mas tive de ir permanentemente de olhos fechados para resistir ao enjoo, e a pensar na hora em que sairia daquele barco do inferno.
Chegados a terra firme em Santorini, não podemos deixar de olhar para trás e tentar esquecer que temos de fazer a viagem de volta. Mas o Flying Cat, ou o barco do vómito, como carinhosamente irá ficar recordado, tinha sentido de humor, e pintado nas suas costas podemos ver a pergunta "How are you?"... :-) Nice!




Há quem diga que as estradas antigas na Madeira são um pesadelo, pois, isso é porque nunca estiveram em Santorini. Do porto, subimos de autocarro uma encosta escarpada com uma estrada mínima, sempre ziguezaguiando até lá acima e com o precípicio mesmo debaixo da janela.
O primeiro local da ilha a visitar foi Pyrgos e é uma vila exemplo de Santorini interior, com alguns mosteiros de cúpulas azuis e o espírito local.
Seguimos para Oia ou Ia, a cidade de onde se diz que tem a vista mais bonita da ilha e que fica numa das pontas do crescente. Aqui em Ia começamos realmente a ver as vistas de Santorini, com as cúpulas azuis, muitas lojas diferentes e com um grande preciosismo estético, que formam um intricado complexo de ruas estreitas. A tentação de comprar qualquer coisa é grande e tirar milhões de fotos uma paranóia. Entre a vista magnífica do mar e da "caldera" e o bom aspecto das lojas e pequenos restaurantes, e nichos a fazer-se à foto, perdemos a respiração.
Em Ia podemos ver também ver um burro especial, que transporta o lixo da zona central, pois as ruas estreitas e em degraus não permitem passagem de véiculos.




Próxima paragem: Fira, a capital de Santorini. É uma cidade mais pequena mas mais cosmoplita e também fica encavalitada a meio da encosta e a meio do crescente. O espírito e a paisagem urbana são similares aos de Ia, mas a agitação é maior. As ruelas são intricadas repletas de lojas de souvenirs, joalharias, restaurantes, e uma infinidade de comércio.

Fico com pena de não ter tido tempo de disfrutar um pouco mais de Santorini, banhar-me nas suas águas azuis cobalto e visitar as praias características de cor preta ou vermelha, assim como uma ida de veleiro até à ilha do vulcão.
Despedi-me de Santorini com um sorriso triste e desejos de voltar. De regresso, a viagem para Creta no Flying Cat foi bastante mais calma, embora de olhos fechados na mesma e a pensar no dia cheio de recordações. Santorini é realmente uma ilha de sonho.


2 Comments:

At 8:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Olá. Vou visitar Santorini em Setembro. Ficarei por lá uns 6-7 dias... vai dar tempo para fazer muita coisa. É sempre bom ver estes testemunhos positivos acerca da minha amada Grécia. É definitivamente dos meus destinos de férias favoritos e já o adoptei há algum tempo. Santorini será a primeira vez que visito. E confesso que estou em pulgas. Já só faltam 4 dias... :D

 
At 6:41 AM, Blogger Rui Guimarães Salgado said...

Eu estou a pensar visitar santorini no fim de agosto, e levo uma rapariga de quem gosto muito. ela nunca visitou santorini e gostava de lhe fazer uma surpresa. Recomendas-me alguma coisa? Obrigado

 

Post a Comment

<< Home