Saturday, December 03, 2005

Luso e Buçaco - o idílio verde

Luso e Buçaco é um excelente passeio para um fim de semana. O verde domina a paisagem, e o ar puro entra-nos pelos pulmões adentro retirando todos os gases citadinos do nosso organismo.

Vamos a um pouco de história: A mata do Buçaco possui cerca de 105 hectares e é um património natural como nenhum outro, com árvores raras e exóticas de todas as partes do planeta, introduzidas na zona pelos frades carmelitas, que ali construíram um mosteiro em 1628. Para além do verde, também se destaca na paisagem a água, em lagos e fontes. Mas também têm muito mais, com um circuito de ermidas que evocam os Passos da Via Sacra (só façam este percurso se estiverem em boa forma), que ostentam imagens em tamanho real, muito bem feitas mas algumas a precisar de restauro, o Museu militar onde podemos ver pedaços da nossa história do tempo das guerras napoleónicas e da Batalha do Buçaco e a Fonte fria, uma série de cascatas alimentadas por uma nascente natural e emolduradas por uma escadaria de pedra.

A Mata do Buçaco é programa para durar um dia ou mais, pelo que levem sapatos confortáveis. Na vila do Luso podem visitar o jardim e também a fonte de Luso. Na entrada da fonte pode-se ler" Não entrar com mais de 2 garrafões". Mas tuga que é tuga, é sempe mais esperto do que os outros e então toca de ir encher garrafões para a família, vizinhos e conhecidos, com água para durar quase um ano.

Ah, e já que estão na zona da Mealhada, já sabem que não podem perder o célebre Leitão. Aconselho por isso a "Churrascaria Rocha" que têm um leitão divinal de lambuzar os beiços. :-) Curiosamente o logotipo é um porco feliz numa travessa, rodeado de salada, batata frita e rodelas de limão. Hum...nenhum porco fica feliz por saber que vai ser comido! :-)





0 Comments:

Post a Comment

<< Home