Monday, September 19, 2005

Como se cruzam os mares...


Como se cruzam os mares? Como se sabe onde começa um e acaba outro? Como dividir as águas em constante movimento? Como imaginar uma linha que nunca é recta?
Tarifa (Espanha) é ponto de união do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico, e tão depressa nos estamos a banhar nas águas azuis do Atlântico como segundos depois podemos estar a chapinhar nas águas verdes dos Mediterrâneo. Não que exista grande diferença. Mas uma placa muda tudo.
O nome de Tarifa diz-se que deriva do nome Tarif ibn Malik, um muçulmano que liderou uma investida contra a península espanhola em 710 d.c., o ano antes da grande invasão islâmica. Aí construíram um castelo no séc. X para se defenderem. Diz-se que os piratas de então cobravam uma espécie de imposto aos navios que queriam passar o Estreito de Gibraltar e navegar do Atlântico para o Mediterrâneo. Esta é possivelmente a origem da palavra tarifa como hoje a conhecemos.
Para mim, o cruzamento entre dois mares servem de metáfora às vidas e pessoas que se cruzam connosco. Aquilo que verdadeiramente nos separa é apenas uma linha imaginária... e algumas palavras.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home